segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Missão da ONU condena série de explosões que matou mais de 60 pessoas no Iraque
12 de agosto de 2013 · Notícias


Ataque com bombas no Iraque (arquivo). Foto: IRIN
A Missão de Assistência das Nações Unidas para o Iraque (UNAMI) expressou choque e indignação neste domingo (11) com a série de explosões coordenadas que atingiram comércios e parques de Bagdá e outras cidades do país quando a população celebrava o fim do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos.
De acordo com a imprensa, mais de 60 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas nos ataques por todo o país, a maioria em regiões xiitas.
“Esta carnificina reflete o caráter desumano dos responsáveis”, declarou o vice-representante especial do secretário-geral para o Iraque, Gyorgy Busztin. “Todos os iraquianos de bem deveriam se unir para acabar com esta violência assassina que quer empurrar o país para a luta sectária.”
Recentemente, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou para a deterioração da situação de segurança no Iraque, onde ataques mortais estão se tornando “muito comuns” e apelou para líderes políticos tomarem medidas urgentes para acabar com a violência e levar os responsáveis à justiça.