quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ONU intensifica patrulhas e envia helicópteros para proteger civis na República Democrática do Congo
22 de agosto de 2013 · Destaque



Soldados da MONUSCO em patrulha. Foto: ONU/ Sylvain Liechti
A missão de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo (RDC) intensificou as patrulhas e está enviando helicópteros para proteger os civis no leste do país após os confrontos constantes entre grupos armados, disse um porta-voz da ONU nesta quarta-feira (21) a jornalistas em Nova York, Estados Unidos.
A Missão das Nações Unidas de Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) também ativou seu plano de contingência na área. “Os soldados estão fornecendo segurança para mil civis dentro e em torno da base da missão”, disse o porta-voz.
Na segunda-feira (19), combatentes de quatro grupos armados trocaram tiros perto da base da MONUSCO em Pinga, na província de Kivu do Norte. Três bombas de morteiro caíram perto da base.
O último surto de violência aconteceu ao mesmo tempo em que Martin Kobler visitou Kivu do Norte pela primeira vez como o novo representante especial do secretário-geral da ONU na RDC. Em sua visita, entre os dias 18 e 20 de agosto, Kobler se comprometeu a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para resolver a questão dos grupos armados em Kivu do Norte e do Sul e no resto do leste do país.
Durante o ano passado, o Movimento 23 de Março (M23), juntamente com outros grupos armados, entrou em conflito várias vezes com as forças nacionais (FARDC) no leste da RDC. Os rebeldes ocuparam brevemente a cidade de Goma em novembro de 2012.
A luta recomeçou nas últimas semanas, desta vez com apoio de grupos armados baseados em Uganda, e desalojou mais de 100 mil pessoas, agravando a crise humanitária. O país tem cerca de 2,6 milhões de pessoas deslocadas internamente (IDPs) e 6,4 milhões necessitando de alimentos e ajuda de emergência.