segunda-feira, 23 de junho de 2014


Agência da ONU assessora empresa paquistanesa que produz as ‘brazucas’, as bolas da Copa

23 de junho de 2014 · Destaque - ONU

 

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) estabeleceu o Instituto de Desenvolvimento de Produtos de Couro (LPDI) em 2001 no Paquistão, um centro de treinamento que tem ajudado as empresas desse setor a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para competir no mercado internacional.

Uma das empresas capacitadas pelo Instituto é a Forward Sports, fornecedora de bolas de futebol para a Adidas, que pela primeira vez ganhou a concorrência para produzir as bolas oficiais da Copa do Mundo de 2014. A empresa contou com a ajuda da agência da ONU para vencer a concorrência ao participar de um treinamento sobre produtividade e melhora na qualidade e condições de trabalho.

O aprendizado também se enfocou no uso de novas tecnologias para responder aos critérios impostos pelos compradores internacionais. A Forward Sports também se beneficiou do treinamento recebido por suas funcionárias, já que 90% das pessoas que trabalham na produção da Brazuca são mulheres.

De acordo com diretor executivo da empresa, elas são mais diligentes e minuciosas quanto ao trabalho. Para muitas, essa representa a primeira vez que uma mulher em seu núcleo familiar consegue um trabalho formal no setor industrial.

A empresa produzirá 3 mil bolas destinadas à competição e outras 2 milhões para a venda em todo o mundo. Esse acordo comercial permite que o Paquistão comece a reconquistar as encomendas perdidas para os rivais do leste e sudeste da Ásia e aumente sua produtividade.

Segundo o diretor executivo da Forward Sports, Khawaja Masood Akhtar, o Paquistão pode aumentar sua participação na produção mundial de artigos para futebol, dos atuais 18% para 50% em quatro anos.

Entretanto, junto com esta grande produção, ressurgem novos desafios para cumprir com as exigências dos compradores estrangeiros – e a ONUDI tem ajudado a conquistá-los. Até o momento, cerca da 1,4 mil trabalhadores de diferentes empresas se beneficiaram desse curso de capacitação.