Volvo
divulga atlas que aponta as estradas mais perigosas do Brasil
Os locais com mais
registros de acidentes estão em Minas Gerais Paraná e Santa Catarina
marcellus.leitao@brasileconomico.com.br
A Volvo, que sempre focou em segurança automotiva, divulgou
através do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, PVST, um Atlas da
Sinistralidade nas estradas brasileiras. O estudo inédito, desenvolvido a
partir de dados de 2012, criou um índice de gravidade dos acidentes, conforme o
motivo. Progressivo, o índice mostrou que a maior causa nas rodovias federais
foi a falta de atenção do motorista, com 61.176 registros e gravidade 2,9. Em
seguida vem a ultrapassagem indevida, que teve 4.132 sinistros e índice 5,6,
por ser a responsável pelos acidentes mais graves. Depois vem a ingestão de
álcool, com 7.592 acidentes e índice 4,4, e o sono ao volante, com 4.625
acidentes e índice de gravidade 4,0. São, no Brasil 23,7 mortos por dia, quase
um por hora.
O estudo aponta que a maioria dos acidentes acontece durante o
dia, mas os mais letais, durante a madrugada, perto das 4h da manhã. Os
acidentes mais graves ocorrem aos domingos, com 70 mortos por cada mil
acidentes e aos sábados, com 60 mortos por mil.
Os locais com mais registros estão em MG, PR e SC. Em Minas, com
a maior malha, há o maior número de vítimas fatais, seguido pela Bahia e
Paraná.
As rodovias mais perigosas são a MG 381, a RJ 101 e BA 116, onde
se concentra o maior número de vítimas fatais por trecho de estrada.
Segundo o PVST, as grandes rodovias próximas às cidades são as
mais perigosas. Dutra, Fernão Dias, Régis Bittencourt e a BR 040-Rio-BH
concentram movimento e acidentes. O estudo analisa os piores trechos e eles
sempre estão em áreas de alto fluxo. O Atlas da Sinistralidade exibe ainda as
estatísticas de caminhões e ônibus com índices e acidentes fatais em vários
trechos específicos de rodovias. Muito além dos números, o comportamento dos
motoristas, o baixo treinamento e a falta de fiscalização contribuem muito para
essa desgraça diária. No campo da educação, investimentos a partir da escola
básica. No campo oficial, maior exigência para a habilitação e leis para coibir
o filme escuro, que tira a visibilidade, e isenções de impostos para escolas de
direção segura. E ainda, policiamento, a correção do asfalto e sinalização, os
dois últimos, dados obrigatoriamente neutros na segurança de trânsito, isto é,
ninguém deve se concentrar em buracos e sim em dirigir direito.
