sexta-feira, 20 de junho de 2014


Ameaça de bomba no Aeroporto de Manaus. (Reprodução/internet)

Ameaça de bomba no aeroporto de Manaus na véspera da chegada das seleções de Portugal e EUA


Um falso alerta de bomba movimentou as Polícias Federal e Militar, além de ambulâncias do SAMU no terminal de cargas do aeroporto na noite desta quinta-feira (19). A suspeita era de que explosivos estivessem dentro de um ônibus com placa da Venezuela, porém nada foi encontrado no interior do veículo

Manaus (AM), 20 de Junho de 2014

DENIR SIMPLÍCIO

Cerca de 24 horas antes da chegada da Seleção dos Estados Unidos, - uma das seleções com maior esquema de segurança do Mundial – uma ameaça de bom bomba em um ônibus com placa da Venezuela movimentou homens das Polícias Federal e Polícia Militar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

Um possível artefato explosivo estaria no veículo procedente da Venezuela, – país declaradamente avesso à política norte-americana -, que estava estacionado em frente a lanchonete Subway, no terminal de cargas do aeroporto. Funcionários do local acionaram a polícia, após suspeitar do ônibus, que estava parado próximo à lanchonete há cerca de uma semana.

O grupamento de Manuseio de Artefatos Explosivos (Marte) da Polícia Militar foi acionado e fez uma varredura no veículo, porém, nada foi encontrado. Além do grupo Marte, ambulâncias do Serviço Móvel de Saúde (Samu) e agentes da inteligência da Polícia Federal foram ao local para fazer o acompanhamento da operação.

Logo após a constatação dos peritos que se tratava de uma falsa ameaça de bomba, os ônibus foi retirado do local.

A assessoria do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), informou que a documentação do ônibus está normalizada e que, por esse motivo, não poderia apreender o veículo no setor do parqueamento do órgão.  

Esquema de segurança será o mesmo para todas as seleções

O Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), por meio do Tenente Coronel Hermes, informou que o programa de segurança envolvendo as seleções que já atuaram,  e que ainda jogarão, em Manaus será idêntico. O militar ainda informou que por diversas vezes, o órgão se reuniu com representantes das embaixadas do países que se apresentarão na capital.

“Continuaremos fazendo um trabalho conjunto dando toda a segurança às seleções dos países que jogarão em Manaus. Foi assim com a Inglaterra, com a Itália e outras seleções”, afirmou o tenente.

Em relação a um possível reforço na segurança na chegada da delegação norte-americana em Manaus, o tenente-coronel nos disse que já existe todo um esquema especial para a recepção das equipes na capital. Desde a chegada até o momento em que as seleções partem da cidade-sede há o monitoramento envolvendo todos os órgãos enganjados dentro do Cicc.

“Em todos os jogos, pelo menos um membro da embaixada dos países que atuam em Manaus, vêm para o Centro para fazer o acompanhamento de suas seleções, jutamente conosco. Uma sala é reservada para isso”, completou. O militar nos confirmou que até o momento, apenas os Estados Unidos haviam entrando em contato para fazer esse trabalho junto aos Centro Integrado de Comando e Controle.