quarta-feira, 11 de junho de 2014


Uma família sentada dentro de um abrigo improvisado na base da ONU em Malakal, no Sudão do Sul. Foto: OCHA

Sudão do Sul: Missão da ONU inaugura nova base para proteger civis em Malakal

11 de junho de 2014 · Notícias - ONU

 

 

Uma família sentada dentro de um abrigo improvisado na base da ONU em Malakal, no Sudão do Sul. Foto: OCHA

Para aliviar o excesso de pessoas dentro da base da ONU em Malakal, no Sudão do Sul, a Missão da ONU no país (UNMISS) inaugurou, esta semana, uma nova base na cidade para oferecer proteção aos civis deslocados pelos conflitos. Dos 19 mil civis que vivem na base da Missão em Malakal, mais de 3 mil já se mudaram para o novo local.

Em um comunicado à imprensa, a Missão informou que a nova base em Malakal tem uma área de 100 mil metros quadrados e pode acomodar entre 8 e 9 mil pessoas deslocadas internamente.

“Enquanto as pessoas sentem medo, elas podem podem saber que elas têm a nossa proteção”, disse a representante especial do secretário-geral e chefe da UNMISS, Hilde F. Johnson, durante a inauguração da nova base. “Ainda assim, é a paz e a estabilidade que vai permitir que as pessoas se sintam seguras o suficiente para voltar para suas comunidades e bairros”, acrescentou.

Desde que começaram os conflitos no Sudão do Sul, em dezembro de 2013, mais de 93 mil pessoas deslocadas internamente vivem em 10 bases da Missão da ONU em todo o país.