quinta-feira, 5 de junho de 2014

Vergonha: a BR 319 vai sair um dia do papel?

Mas todos nós temos que engolir essas coisas. Inclusive uma obra vital para toda a região norte que, ao que parece, só sairá do papel quando o Sargento Garcia prender o Zorro.
05/06/2014 - 08:21:00 - SÉRGIO PIRES
Perguntinha simples: quem é, de verdade, o dono da Amazônia? Quem respondeu "o povo brasileiro", quis ser patriota, mas errou feio. Dominada por ONGs internacionais, muitas com os cofres abarrotados de dólares e euros e defendendo os interesses dos seus verdadeiros patrões, essa parte do Brasil é cada vez menos nossa. O senador Acir Gurgacz, cuja família ajuda a região a crescer há mais de quatro décadas, sentiu isso na pele, nesta semana. Foi exigir, como uma autoridade eleita pelo povo de Rondônia, uma solução para o absurdo em que se transformou a obra paralisada da BR 319, uma coisa nefasta para o país; um atraso inacreditável, que se eterniza por causa de meia dúzia de ideólogos que querem que a floresta fique eternamente intocada. Mas intocada por nós, porque eles, os estrangeiros, querem mesmo é tomar a floresta que não é deles. Gurgacz ouviu a mesma ladainha de sempre: o Ibama tem que oficiar ao CMBio, que tem que consultar o mapa astral e os amigos estrangeiros; que tem que ver se no caminho da obra não tem um ninho de algum pássaro ou um algum animal que possa ser prejudicado.O CMBio nada faz quando ONGs estrangeiros levam nossas riquezas ou quando conseguem, via seus parceiros mundo afora, registrar como de sua propriedade o cupuaçu, por exemplo. Mas quando é para ajudar os brasileiros do norte a ter uma vida menos ruim, ah!, aí não pode.

Mas todos nós temos que engolir essas coisas. Inclusive uma obra vital para toda a região norte que, ao que parece, só sairá do papel quando o Sargento Garcia prender o Zorro. Porto Velho e Manaus, a 900 quilômetros, ficam cada vez mais distantes, em função de meia dúzia de representantes de interesses mundiais, que estão rezando uma cartilha que todos nós já conhecemos e sabemos onde nos quer levar. Fora com essa gente!