segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mulheres da República Centro-Africana estão entre as centenas de milhares de deslocados pelo conflito no país. Foto: ACNUR/F.Noy -
Novos conflitos na República Centro-Africana forçam o deslocamento de milhares de civis
30 de junho de 2014 · Notícias  - ONU

Mulheres da República Centro-Africana estão entre as centenas de milhares de deslocados pelo conflito no país. Foto: ACNUR/F.Noy -
A agência da ONU para refugiados informou, nesta sexta-feira (27), que milhares de pessoas estão fugindo da violência em torno da cidade de Bambari, na República Centro-Africana. Os ataques já deixaram pelo menos 45 pessoas mortas e dezenas de feridos. A cidade fica a 380 quilômetros da capital, Bangui, e foi atacada na segunda-feira (23), quando um grupo armado invadiu um acampamento muçulmano de etnia Peul.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) disse também que o ataque foi uma retaliação contra grupos armados e a população civil, afirmando que Bambari havia sido reduzida a uma “cidade fantasma”.
“Grupos armados continuam lutando e atacando a população local. Dezenas de pessoas foram mortas ou feridas  e centenas de casas, destruídas”, disse a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming, lembrando que milhares de pessoas precisam urgentemente de abrigo, água, alimentos.
Desde dezembro de 2013 cerca de 140 mil pessoas da República Centro-Africana buscaram refúgio em Camarões, na República Democrática do Congo, na República do Congo e no Chade para escapar da violência no país.