sexta-feira, 19 de julho de 2013

AMIGO DO LULA

Presidente da Bolívia pede desculpas ao Brasil por revista em avião militar
Publicidade
 
DA AFP
Atualizado às 13h26.
O presidente boliviano Evo Morales pediu desculpas ao Brasil nesta sexta-feira (19) pela revista de agentes de segurança locais em um avião militar brasileiro no final de 2011.
Morales assegurou não ter sido informado anteriormente sobre o assunto e prometeu punir quem violou a imunidade do país vizinho.
"Desculpas ao povo brasileiro, a seu governo. Não foi instrução do presidente do vice-presidente, nem do gabinete", afirmou, referindo-se à revista.

Em entrevista coletiva no palácio presidencial, Morales atribuiu a averiguação policial à luta contra as drogas. "Alguns oficiais exageraram. Sob pretexto de luta contra o narcotráfico, não respeitam os aviões oficiais", disse.
O presidente boliviano ainda ensaiou uma explicação sobre a razão do incidente vir à tona agora, dois anos depois de ter ocorrido.
"Sinto que, no Brasil e na Bolívia, querem nos confrontar. Alguns subalternos estão interessados em nos confrontar. Não vão conseguir nada porque existe uma confiança única, antes com Lula e agora Dilma (Rousseff). Esta confiança vai continuar", garantiu.
CÃES FAREJADORES
Reportagem publicada pela Folha nesta sexta-feira informa que em novembro de 2011, na Bolívia, cães farejadores foram utilizados em revista para vistoriar a cabine de pilotos e a área de passageiros em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).
A aeronave pousou em Santa Cruz de La Sierra e levava uma comitiva de deputados federais.
Antes disso, ao menos outros dois voos oficiais da FAB foram revistados, um deles conduzindo o ministro da Defesa, Celso Amorim.
Na Bolívia, a oposição aproveitou a notícia para destacar o que chama de incoerência do presidente Evo Morales, que há poucas semanas reclamou após ter o avião presidencial revistado na Europa em voo oriundo de Moscou por suspeitas de que abrigasse o denunciante americano Edward Snowden.