quarta-feira, 10 de julho de 2013

ONU

ONU: Chefes de Estado têm imunidade e seus aviões são invioláveis
10 de julho de 2013 · Destaque


Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Foto: ONU/Evan Schneider
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou nesta terça-feira (9) que chefes de Estado e seus aviões gozam de imunidade e inviolabilidade. A declaração foi emitida após reunião em Nova York, Estados Unidos, com embaixadores de Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua e Venezuela. Os representantes das cinco nações latino-americanas expressaram preocupação com o incidente envolvendo países europeus e o avião do presidente boliviano, Evo Morales, no dia 2 de julho.
O avião que transportava Morales de volta para a Bolívia após cúpula na Rússia teve de desviar a rota e pousar na Áustria. A proibição para sobrevoar o espaço aéreo de vários países se deu pela suspeita de que Edward Snowden estivesse a bordo. Ex-prestador de serviço da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, ele ficou conhecido por entregar documentos secretos à imprensa.
Snowden teve o passaporte americano cancelado, está desde 23 de junho em área de trânsito do aeroporto de Moscou, e solicitou asilo a mais de uma dúzia de países, incluindo a Bolívia.
Ban disse entender as preocupações sobre o incidente e ressaltou estar aliviado que o caso não teve consequências para a segurança de Morales e de sua comitiva.
O secretário-geral espera que os países em questão consigam discutir o incidente de forma amigável, com total respeito aos interesses legítimos envolvidos, para assegurar as boas relações.