segunda-feira, 15 de julho de 2013

DARFUR

ONU condena ataque que matou sete ‘boinas-azuis’ e feriu outros 17 em Darfur
15 de julho de 2013 · Destaque

Foto: UNAMID
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou estar “indignado” com o ataque que matou sete ‘capacetes-azuis’ e feriu outros 17 militares e policiais da Missão Conjunta da União Africana e das Nações Unidas para Darfur (UNAMID) no sábado (13). Ele espera que o Governo do Sudão leve os responsáveis a julgamento.
Segundo a UNAMID, uma patrulha foi emboscada por um grande grupo armado não identificado, que abriu fogo contra os militares a aproximadamente 25 quilômetros de uma base da Missão em Khor Abeche. Após intenso tiroteio, os militares foram socorridos por reforços enviados de Khor Abeche e Manawashi.
Sete militares da Tanzânia morreram. Outros 13 militares e quatro policiais, sendo duas mulheres, ficaram feridos.
O chefe da UNAMID, Mohamed Ibn Chambas, condenou “nos termos mais fortes os responsáveis por esse ataque hediondo”, acrescentando que eles responderão pelo crime e pela grave violação do direito internacional humanitário.
O Conselho de Segurança da ONU classificou o ataque como “um dos mais severos” desde o início da missão.
Estabelecida em julho de 2007, a UNAMID tem a proteção de civis como o ponto mais importante de seu mandato. A Missão também facilita a entrega de ajuda humanitária e auxilia em um processo de paz inclusivo em Darfur – região que há nove anos vive um conflito entre as Forças do Governo e grupos rebeldes