terça-feira, 30 de julho de 2013

CONGO

Missão da ONU denuncia violações cometidas por rebeldes na República Democrática do Congo
29 de julho de 2013 · Notícias



Refugiados da RDC fogem para Uganda carregando utensílios de cozinha e colchões. Foto: UNHCR/L. Beck
A Missão das Nações Unidas de Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) está altamente alarmada por causa de acusações contra o Movimento 23 de Março (M23) por assassinatos, recrutamentos forçados e detenções ilegais de civis e pede acesso de trabalhadores humanitários a áreas controladas pelo grupo rebelde.
“A Missão condena todas as violações de direitos humanos atribuídas aos membros do M23 e reitera o seu apelo ao grupo rebelde para que respeite plenamente os direitos humanos e o direito humanitário internacional”, disse o vice-representante especial do secretário-geral da ONU na RDC, Abdallah Wafy.
A MONUSCO recebeu relatos indicando que dez pessoas foram recrutadas à força pelos combatentes do M23 no dia 22 de julho em Kibumba, província de Kivu do Norte, e que cerca de 20 casas em Kiwanja, no território de Rutshuru, foram saqueadas em 24 de julho também por rebeldes. De acordo com o comunicado divulgado no sábado (27) pela Missão, integrantes do M23 estão envolvidos em violações dos direitos humanos desde 2008.
Os confrontos – retomados recentemente desta vez englobando um grupo de rebeldes baseado em Uganda – deslocou mais de 100 mil pessoas e agravou a crise humanitária já existente na região – que inclui 2,6 milhões de pessoas deslocadas internamente e 6,4 milhões de famintos que necessitados de ajuda de emergência.
A MONUSCO afirmou que, desde meados de julho quando as Forças Armadas e o M23 começaram a se enfrentar, os rebeldes têm impedido o acesso humanitário a algumas cidades e áreas devastadas pelos combates. ”Essas ações do grupo rebelde acontecem em um momento em que muitas pessoas deslocadas dependem da assistência humanitária, de alimentos, abrigo, água, cuidados de saúde e saneamento.”