segunda-feira, 11 de maio de 2015

Após assembleia, policiais militares do Amazonas podem entrar em greve a partir do próximo dia 15

Encontro entre praças da Polícia Militar do Amazonas definiu a estratégia que a categoria deve traçar de agora em diante. Eles decidiram pela suspensão do GTE e voltariam às atividades apenas em setembro deste ano
Manaus (AM), 06 de Maio de 2015
NÁFERSON CRUZ
Na assembleia, a categoria disse que não haverá mais discussão com os oficiais do Código de Ética e da Lei da Escala, que já tramita na ALE-AM (Lucas Silva)
Os policiais militares irão paralisar as atividades no próximo dia 15 caso as pautas reivindicadas pela categoria não sejam atendidas. Em Assembleia que reuniu mais de 300 oficiais, na tarde desta quarta-feira (6), na Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam), localizado na avenida Torquato Tapajós, a categoria decidiu pela suspensão do pagamento da Gratificação de Trabalho Extra (GTE).
Ainda nesta pauta, o referido pagamento de gratificação somente retornaria em setembro deste ano, para compor nas promoções de 2.284 soldados, que aguardam para serem promovidos, explicou  o presidente da Apeam, soldado Gerson Feitosa. A categoria também optou por não mais discutir com  os oficiais do “Código de Ética” e sobre a “Lei da Escala”, que já está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Gerson Feitosa ressaltou que, além dos praças, há 130 oficiais que também estão aguardo para serem promovidos. Destes, 90 são aspirantes que serão promovidos para 1º tenente. Há ainda dez tenentes-coronéis que passarão a atuar como coronéis, embora só existam três vagas. Há a expectativa da criação de mais sete vagas. Os praças prometem reagir, caso apenas os coronéis sejam promovidos.

Lei Platiny
Os recentes atos dos militares  tem como objetivo principal chamar a atenção do governador José Melo para que ele cumpra o artigo 1º da Lei 4.044 de 9 de julho de 2014 - lei da promoção, chamada por eles de Lei Platiny, que estabelece o dia 21 de abril como data base para as promoções e o aumento salarial da categoria, o que não aconteceu.