quinta-feira, 21 de maio de 2015

ONU condena falta de segurança para civis e agências de ajuda humanitária no Sudão do Sul

Dois morteiros aterrissaram dentro do complexo da UNMISS na noite da última terça-feira (19), ameaçando a proteção dos civis no local; quatro civis morreram e oito ficaram feridos.(ONU)

Um soldado de paz da Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS). Foto: UNMISS
A Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) declarou nesta quarta-feira (20) que está profundamente preocupada com o desrespeito pela vida dos civis no país. As instalações e pessoal da ONU ficaram expostos quando artilharia atingiu uma base da Missão em Melut, estado do Alto Nilo.
Dois morteiros aterrissaram dentro do complexo da UNMISS na noite da última terça-feira (19) ameaçando a proteção dos civis no local e deixando quatro mortos e oito feridos. Até a escalada da violência na região, a Missão da ONU no país protegia quase mil civis em sua base em Melut. Os combates, no entanto, levaram outras 270 pessoas a procurarem abrigo nas instalações da UNMISS, enquanto outro grupo de 250 a 350 civis se aloja em uma área próxima ao complexo.
“Quero lembrar as partes envolvidas de sua obrigação em tomar todas as medidas para não prejudicar os civis e garantir a segurança das organizações internacionais de ajuda humanitária e pessoal da ONU”, disse a representante especial do secretário-geral da ONU e chefe da UNMISS, Ellen Margrethe Løj, condenando veementemente a eclosão de violência no país.