sábado, 9 de maio de 2015


Presidenta Dilma condecora ex-pracinhas em comemoração pelo Dia da Vitória

Brasília, 08/05/2015 – Os 70 anos da vitória das tropas aliadas sobre o nazi-fascismo foi comemorado nas principais cidades brasileiras. Em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff, junto com os comandantes das Forças Armadas, recebeu um grupo de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para marcar a data com direito a um desfile militar na Praça dos Três Poderes.

Foto: Roberto Stucker Filho / PR

 

Presidenta Dilma homenageia ex-pracinhas em Dia da Vitória

Num rápido discurso, a presidenta Dilma destacou a importância dos integrantes da FEB que atuaram nos campos de guerra na Itália e lembrou que “os nossos soldados hoje se dedicam às missões de paz patrocinadas pela ONU”.

No evento, Dilma Rousseff condecorou com a Ordem Nacional do Mérito os ex-combatentes: o tenente-coronel do Exército Nestor da Silva; o major João Rodrigues Filho, da Aeronáutica; o capitão de mar-e-guerra Roberto Paulo Timponi; e o segundo tenente Melchisedech Afonso de Carvalho. Na oportunidade, disse que eles recebiam a homenagem em nome de todos os homens e mulheres que lutaram na 2ª Grande Guerra pelos “nossos ideais de liberdade e democracia”.

Cerimônia no Planalto

A cerimônia no Palácio do Planalto ocorreu em duas etapas. Na primeira, a presidenta Dilma, junto com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, com o almirante Eduardo Leal Ferreira Bacelar (Marinha), general Eduardo Dias Villas-Bôas (Exército) e brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato (Aeronáutica) e os quatro ex-combatentes se posicionaram na parte superior da rampa do Planalto. Lá, foi executado o hino nacional e ocorreu a salva de tiros de canhão.

Foto: Jorge Cardoso / MD

 

Ex-combatentes no Palácio do Planalto com a presidenta Dilma Rousseff no Dia da Vitória

Em seguida, aconteceu o desfile de tropas das três forças singulares. Concluída essa etapa, a segunda parte da cerimônia aconteceu dentro do salão nobre do Planalto. Na presença de autoridades civis e militares, a presidenta Dilma condecorou os ex-pracinhas.

Dia da Vitória no Brasil

O Dia da Vitória foi comemorado em outras capitais. Em Manaus, o Comando Militar da Amazônia (CMA) promoveu uma formatura geral no campo de parada Coronel Jorge Teixeira. Representações das três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas compuseram a tropa na formatura.

Alunos do 9° ano do Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga compareceram à cerimônia e cantaram juntos com os militares a Canção do Expedicionário em homenagem aos combatentes da FEB.

O ex-combatente José Custódio de Melo, 95 anos, que lutou na Itália a favor da democracia, foi agraciado com a "Medalha da Vitória" pelo General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante do CMA.

Em Porto Alegre (RS), o Parque Farroupilha foi o local dos festejos. Em Curitiba, as comemorações dos 70 anos do Dia da Vitória na Praça do Expedicionário. A ocasião marca o fim dos conflitos da 2ª Guerra Mundial e é comemorada até hoje como forma de celebrar a paz.

Na capital paranaense, o Museu do Expedicionário também homenageia os pracinhas, representantes das Forças Armadas e é aberta ao público em geral. Quem for até lá também pode visitar o acervo de fotografias, ver filmes, mapas, uniformes, armas, livros e ilustrações sobre a participação brasileira na guerra.

Na cidade Campo Grande (MS), ex-combatentes receberam a "Medalha da Força Expedicionária" na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. A homenagem aos ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira foi durante a sessão solene.

O comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, lembrou o legado deixado pelos ex-combatentes a todos os brasileiros. “Muito nos honra esse gesto de apreço por tudo o que nós acreditamos e devemos sempre lembrar que os ex-combatentes projetaram uma imagem do Brasil no cenário mundial em um dos momentos mais relevantes da história”, disse.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa