quarta-feira, 15 de abril de 2015


Comunidade de Países de Língua Portuguesa discute cooperação com o Brasil em áreas acadêmica e de medicina militar

Publicado em Terça, 14 Abril 2015 12:45 | Última atualização em Terça, 14 Abril 2015 19:03

Rio de Janeiro, 14/04/2015 – Na manhã desta terça-feira (14), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, se reuniu com comitiva de representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Rio de Janeiro. As autoridades debateram o andamento de projetos nas vertentes acadêmica, medicina militar, missões de paz, intercâmbio de estudantes, segurança do tráfego marítimo, Operação Felino e defesa cibernética.

Foto: Felipe Barra

 

Wagner com os representantes da CPLP: projetos nas vertentes acadêmica, medicina militar, missões de paz, intercâmbio de estudantes, segurança do tráfego marítimo e defesa cibernética.

O encontro aconteceu no âmbito da 10ª LAAD Defence & Security – maior feira de defesa da América Latina, que começou nesta terça no Riocentro. Jaques Wagner afirmou que o governo brasileiro tem interesse em intensificar a cooperação e os tratados comerciais em defesa com a CPLP, como forma de contribuir para um mundo de paz e confiança.

Embora não seja uma área diretamente de responsabilidade das Forças Armadas, o ministro disse que está à disposição para apoiar as nações-amigas em atividades de combate ao tráfico de drogas nas fronteiras, ilícitos que "matam mais do que as guerras convencionais”.

Em contrapartida, o ministro da Defesa de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, explicou que a CPLP tem o desejo de reforçar as relações no setor, já que “esta é uma área que dá bons resultados”. O ministro português ainda fez um convite para que Jaques Wagner faça uma visita ao seu país futuramente.

Também participaram do encontro os comandantes da Marinha, almirante Eduardo Barcellar Leal Ferreira, do Exército, general Eduardo Dias Villas Bôas, e da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; além da secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon.

Por Marina Rocha

Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa