terça-feira, 14 de abril de 2015


Jaques Wagner dá posse ao brigadeiro Rafael Rodrigues como novo comandante da Escola Superior de Guerra

Publicado em Segunda, 13 Abril 2015 17:34 | Última atualização em Segunda, 13 Abril 2015 17:49

Rio de Janeiro, 13/04/2015 - O ministro da Defesa, Jaques Wagner, participou, na tarde desta segunda-feira (13), da cerimônia de passagem de comando da Escola Superior de Guerra (ESG), na capital fluminense. O evento ocorrido no auditório da ESG alçou ao posto máximo o brigadeiro Rafael Rodrigues Filho em substituição do brigadeiro Stefan Egon Gracza.

Foto: Felipe Barra

 

Jaques Wagner entre os brigadeiros Gracza e Rodrigues Filho: nova ordem multipolar inspira os trabalhos da Escola Superior de Guerra

No discurso, o ministro destacou o trabalho realizado pelo novo chefe da ESG. "Estou convencido que a ESG muito se beneficiará de sua agilidade mental e de sua capacidade de trabalho", disse ao brigadeiro Rodrigues Filho. E emendou: "seu antecessor (almirante Eduardo Barcellar Leal Ferreira), hoje no Comando da Marinha, lhe deixou um legado de importantes mudanças em curso, o que aumenta o peso das responsabilidades que o senhor hoje assume".

Depois, Wagner lembrou os recentes fatos ocorridos no panamá, como o aperto de mãos dos presidentes Barack Obama, dos EUA, e Raúl Castro, de Cuba. "Nada pode ser mais inspirador para o processo de modernização desta Escola, fundada sob a égide do cenário bipolar", frisou o ministro, em referência ao período da Guerra Fria que opunha as potências capitalistas e comunistas.

"A ordem mundial em que vivemos é claramente multipolar e está em acelerada transformação", disse, "Há novos atores relevantes no campo da segurança e o grau de interdependência obriga os estados nacionais a concertar posições diante de desafios cuja solução não pode ser alcançada isoladamente por nenhum país", discursou o ministro.

Além do ministro, estiveram na solenidade o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, a secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Maria Chiavon, e o chefe de Assuntos Estratégicos (CAE), general Gerson Menandro. O comandante do Exército, Eduardo Villas-Bôas, foi representado pelo general Ueliton Montezano Vaz.

LAAD 2015

Wagner permanecerá na capital fluminense até a próxima quarta-feira. Nesta terçca (14), junto com o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, participa de abertura da 10ª edição da feira LAAD Defesa e Segurança, no Riocentro.

Durante o evento, o ministro terá reuniões bilaterais com autoridades de cerca de 20 países.

Comandante da ESG

Natural do Rio de Janeiro, o brigadeiro Rafael Rodrigues Filho ingressou na Aeronáutica em 1971, sendo declarado aspirante em 1977. Em seu currículo possui longo histórico de atuação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), onde, dentre outros cargos, já foi presidente da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI); Chefe da Delegação do Brasil na OACI, em Montreal, Canadá; Comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e Vice-Diretor do DECEA.

 

Novo comandante da ESG, o brigadeiro Rafael Rodrigues Filho ingressou na Aeronáutica em 1971: Mais de cinco mil horas de voo

Um de seus últimos postos foi a frente do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), organização militar que coordena, controla e executa atividades administrativas e logísticas de organizações de sua área de jurisdição, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Com mais de cinco mil horas de voo, o oficial-general é piloto de transporte. Possui todos os cursos de carreira, além de MBA Executivo Gestão Administração – Nível Estratégico e Política e Estratégia Aeroespaciais.


Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa