quinta-feira, 8 de março de 2012

Vice-ministro sírio deixa governo Assad e se junta aos rebeldes
Por Com agências internacionais | Agência O Globo – 2 horas 40 minutos atrás
DAMASCO - O vice-ministro do Petróleo sírio, Abdo Hussameddin, renunciou na quarta-feira a noite através de um vídeo publicado no You Tube e anunciou que se une ao movimento rebelde contra o regime do presidente Bashar al-Assad. Hussameddin é o político mais importante a abandonar o governo de Damasco.

- Me junto à revolução das pessoas que rejeitam a injustiça e a campanha brutal do regime, que está tentando calar a demanda popular por liberdade e dignidade - disse o agora ex-vice-ministro.
Ao contrário do que aconteceu na Líbia, até agora poucos funcionários do governo abandonaram seus cargos. Um ano após os protestos eclodirem na cidade de Deraa e se espalharem pelo país, o regime continua a mostrar sua solidez. Mesmo as deserções de militares não chegam a assustar Damasco. Hussameddin disse que participou do governo por 33 anos, mas não queria terminar sua carreira "servindo aos crimes do regime". O político, de 58 anos, assumiu o cargo de vice-ministro em 2009.
O chefe do Conselho Nacional da Síria (CNS), Burhan Ghaliun, desejou boas-vindas a Hussameddin e fez um apelo para que outros membros do governo sigam o exemplo do vice-ministro do Petróleo. A renúncia de Hussameddin foi coordenada com ativistas. Em entrevista à AFP, uma dissidente pediu que os meios de comunicação não divulguem o loca da gravação por motivos de segurança.