sábado, 10 de março de 2012

Mais de três mil refugiados fogem de violência na República Democrática do Congo rumo a Uganda, alerta ACNUR
9 de março de 2012 · Notícias - ONU

O Porta-voz do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Adrian Edwards, informou a jornalistas em Genebra (Suíça) que em torno de três mil refugiados fugindo da violência na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, cruzaram a fronteira para Uganda. A maioria deles é de lavradores e relataram casos de assédios, sequestros e estupros.
Alguns refugiados informaram ao pessoal do ACNUR que aldeias inteiras fugiram devido a ataques noturnos de homens armados, disse Edwards. Um homem disse que sofreu abuso sexual de vários homens depois de ter sido obrigado testemunhar o estupro coletivo de sua mulher. Sua filha, que reagiu ao estupro,  foi morta.
O ACNUR estabeleceu um centro transitório em um distrito de Kisoro para receber mil pessoas, onde há tendas, água, saneamento, comida e assistência  médica básica. A agência também está ajudando os centros de saúde fornecendo remédios, instalações de água e mobiliário. “Conseguimos transportar regularmente os refugiados do centro transitório para os assentamentos de Nakivale e Oruchinga, onde já há refugiados congolenses oriundos das guerras dos anos 90.
O conflito envolvendo tropas do Governo congolense, o grupo rebelde de Ruanda FDLR e milícias locais já deslocou mais de 100 mil civis. A violência em Kivu do Norte pode interromper o processo acordado em 2010 entre República Democrática do Congo, Uganda e ACNUR para o retorno voluntário dos refugiados que estão em Uganda. Nos dois últimos anos já retornaram sete mil congolenses, mas muitos já decidiram refugiar-se de novo, com medo da violência.