sexta-feira, 23 de março de 2012

TECNOLOGIA

Foi realizada a primeira viagem pela embarcação militar USS Ford com uso de diesel marítimo renovável, isto é, biocombustível derivado de microalgas e cana-de-açúcar nos Estados Unidos.
Foram utilizados 25 mil galões do combustível para o trajeto do porto de Everett, em Washington, até “San Diego”, na Califórnia. Os motores “LM 2500” da embarcação receberam uma mistura de 50% de “diesel marítimo SoladieselHRD-76” e 50% de “diesel de origem fóssil F-76”(especificação militar). Não houve nenhuma alteração no navio ou no atracadouro de abastecimento e o desempenho do combustível foi equivalente ao uso do F-76 em sua totalidade.
A empresa responsável pela tecnologia do combustível é a Solazyme, cujo chefe de comercialização é o brasileiro Rogério Manso. Manso ressaltou que esse teste tem um significado importante a fim de viabilizar a comercialização dos combustíveis renováveis.
Solazyme fabricou mais de 500 mil litros de combustível renovável in-spec para a Marinha norte-americana, como parte do projeto “Green Strike Group”, do “Departamento de Defesa”, o qual visa gerar metade da energia demandada pelas atividades militares  derivados de combustíveis renováveis.
—————-
Fonte “Agência Ambiente Energia”: