quinta-feira, 29 de março de 2012

Novo mandato da ONU no Afeganistão dará ênfase às instituições do país, diz enviado especial
28 de março de 2012 · Notícias - ONU



O enviado da ONU para o Afeganistão, Ján Kubiš, disse hoje (28/03) que a renovação do mandato da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) proporcionou um maior engajamento com o Governo e a sociedade em geral na luta pela paz, desenvolvimento e uma série de outras metas. Ele informou que a Missão dará ênfase para a habilitação e o reforço do papel das instituições afegãs.
Semana passada, o Conselho de Segurança estendeu o mandato da UNAMA em mais um ano para que assim ela consiga apoiar o país no processo de assumir total responsabilidade pela sua segurança, governo e desenvolvimento.
“”Vemos uma forte exigência em relação às Nações Unidas para não funcionar como uma espécie de partido isolado, mas para apoiar o governo do Afeganistão e a sua sociedade”, disse Kubis em conferência de imprensa. O enviado da ONU ainda ressaltou que a Organização tem como prioridade promover a paz e a reconciliação, coordenar os esforços civis internacionais, além de dar um apoio coerente ao governo.
Em declaração ao Conselho na semana passada, Jan Kubis disse que o processo de transição do Afeganistão permanece nos trilhos, apesar dos recentes incidentes trágicos. “A maioria do povo afegão deseja ver a paz, menos mortes e mais estabilidade. Nós das Nações Unidas vamos apoiar o processo de paz e eu prometo engajamento”.