terça-feira, 13 de março de 2012

Sul coreanos avançam contra diplomata do Norte na ONU

Por Com agências internacionais
SEUL - Uma confusão entre delegados da Coreia do Sul e da Coreia do Norte tumultuou um encontro das Nações Unidas, na Suíça, sobre acusações de violações de direitos humanos no país de Kim Jong-un, nesta segunda-feira.
Vários representantes do Sul gritavam frases contra a política chinesa de repatriação de desertores do país. Quando So Se-pyong, embaixador norte coreano, tentou deixar a reunião, os sul coreanos tentaram agarrá-lo, como mostram imagens feitas pela agência de notícias Yonhap. Os sul coreanos foram contidos por seguranças e por delegados norte coreanos. Após alguns minutos, a reunião foi retomada.
O incidente aconteceu após relatos de que a China está mandando de volta para a Coreia do Norte dezenas de cidadãos do país comunista, em vez de deixá-los desertar para a capitalista Coreia do Sul. A China considera esses cidadãos migrantes econômicos, mas ativistas acreditam que eles são refugiados que enfrentarão a prisão e tortura se forem repatriados.
De acordo com a Yonhap, o diplomata da Coreia do Norte deixou a conferência após rebater críticas de um enviado da ONU para direitos humanos a seu país. So Se-pyong disse que as informações eram "fabricadas".
Seul pediu que Pequim dê informações sobre cidadãos norte coreanos presos na China, mas o governo chinês recusou o apelo. O ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul também pediu ajuda às Nações Unidas e aos Estados Unidos para impedir a continuidade das repatriações promovidas pela China.
Em uma nota que não menciona o incidente entre delegados na reunião, o Ministério de Relações Exteriores da Coreia da Norte atacou nesta terça-feira o governo sulista por levantar a questão internacionalmente. O comunicado ainda acusa Seul de sequestrar norte coreanos e transformá-los em desertores.