sexta-feira, 16 de março de 2012

EUA dizem que Coreia do Norte ameaça segurança regional
DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON
O governo dos Estados Unidos considerou nesta sexta-feira uma "provocação" o projeto norte-coreano de lançar em abril um foguete para colocar em órbita um satélite, por acreditar que na realidade este será um teste de mísseis que ameaça a segurança regional.
"O anúncio da Coreia do Norte de que pretende executar um lançamento de míssil em aberta violação de suas obrigações internacionais é uma grande provocação", afirma a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, em um comunicado.
"Este lançamento de míssil colocaria em risco a segurança regional e estaria em contradição com o recente compromisso norte-coreano de abster-se de lançamentos de mísseis de longo alcance", acrescentou.
No início do mês, Pyongyang anunciou que aceitava suspender os testes nucleares e de mísseis, assim como o programa de enriquecimento de urânio, em troca de 240.000 toneladas de ajuda alimentar de Washington.
Nuland recordou que "as resoluções 1718 e 1874 do Conselho de Segurança da ONU proíbem de maneira clara e inequívoca a Coreia do Norte de executar lançamentos com tecnologia de mísseis balísticos".
"Pedimos a Coreia do Norte que cumprar suas obrigações internacionais, incluindo todas as resoluções a respeito do Conselho de Segurança da ONU", completa o comunicado, no qual a porta-voz informa que Washington está em consultas com os aliados para estudar a resposta ao anúncio norte-coreano.