segunda-feira, 5 de março de 2012

Comunidade internacional precisa falar em uníssono contra massacre na Síria, reforça Ban
5 de março de 2012 · Notícias - ONU


O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reforçou na sexta-feira (02/02) a necessidade de encerrar a crise na Síria, lamentando que a comunidade internacional tenha fracassado em sua responsabilidade em parar o derramamento de sangue no país. Ban criticou a resolução da Assembleia Geral sobre a Síria. “As ações – na verdade, inação – da comunidade internacional parecem ter encorajado as autoridades sírias na repressão contra seu povo.”
“Além disso, a militarização da oposição na Síria não é a solução. A comunidade internacional tem que encontrar unidade para pressionar as autoridades. Ela deve insistir, em uníssono, que as autoridades sírias deem acesso aos trabalhadores humanitários como um primeiro passo para uma solução pacífica.” Ban acrescentou que o Enviado Especial, Kofi Annan, buscará encerrar a violência e as violações dos direitos humanos e promover a solução pacífica procurada.
“A comunidade internacional deve se alinhar ao processo liderado pelo Enviado. Em seguida, ele precisará de todo suporte. Ela precisa falar em uma só voz, alta e clara.” Ban disse que a violência continuada pode jogar a Síria em uma guerra civil durante gerações. A violência das autoridades levou a oposição pacífica a pegar em armas em alguns casos.
O Embaixador Sírio Bashar Ja’afari repetiu a rejeição de seu país à resolução da Assembleia, dizendo que ela não preenche “os requerimentos mínimos das atividades diplomáticas da ONU” e que “fechou os olhos para as reformas promovidas pela Síria e as atividades criminosas realizadas por grupos terroristas armados”.