quinta-feira, 8 de março de 2012

Conselho de Segurança da ONU pede cessar-fogo dos novos confrontos entre Sudão e Sudão do Sul
7 de março de 2012 · Notícias  - ONU


O Conselho de Segurança da ONU expressou na terça-feira (06/03) sua preocupação com o relato do aumento da violência na fronteira entre Sudão e Sudão do Sul nos estados sudaneses do Nilo Azul e Kordofan do Sul. O aumento da tensão entre os países sobre questões de fronteira levou o Exército do Sudão e as forças sudanesas do sul – o Movimento do Norte pela Libertação do Povo do Sudão (SPLM-N) – a entrarem em confronto.
O Conselho pediu que o Governo do Sudão e do Sudão do Sul voltem a ter conversas diretas para resolver suas questões políticas e de segurança baseadas no acordo de paz assinado em 2005 pelos dois países. O documento foi responsável por acabar com décadas de guerra civil e transformar o Sudão do Sul em país independente.
Problemas de refugiados
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) alertou que os recentes confrontos causaram deslocamentos de milhares de pessoas para o oeste da Etiópia e o estado do Sudão do Sul, Nilo Superior. Na última semana, mais de 2.287 pessoas chegaram aos campos de refugiados de Doro e Jamman no estado do Nilo Superior.
Na Etiópia, um terceiro campo de refugiados já está sendo construído para abrigar os novos deslocados. “O novo campo será localizado em Bambasi e terá capacidade para abrigar mais de 20 mil refugiados quando estiver pronto no final do mês”, afirmou a porta-voz do ACNUR, Fatoumata Lejeune-Kaba.
Ela também disse que a agência está preocupada com a segurança na fronteira entre o estado de Unity no Sudão do Sul e estado sudanês de Kordofan do Sul.