domingo, 18 de março de 2012

Exército colombiano admite 'erro tático' em ataque com 11 militares mortos
DA FRANCE PRESSE
O general Alejandro Navas, comandante do Exército colombiano, reconheceu neste domingo que está sendo investigado um "erro tático" de sua tropa que facilitou a emboscada de guerrilheiros, resultando na morte de 11 militares no sábado (17).
"Reconhecemos que foi um erro tático e um mau uso do terreno, dos acidentes geográficos", disse Navas em declarações à imprensa.
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, se deslocou neste domingo para a região de Arauca (leste), onde ocorreu o ataque, para analisar a situação de segurança com a cúpula militar e as autoridades locais.
O ataque ocorreu na tarde de sábado, quando supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) conseguiram matar um cabo e 10 soldados que patrulhavam uma área rural do município de Arauquita (Arauca), na fronteira com a Venezuela.
As Farc, primeira guerrilha da Colômbia com 9.000 combatentes, intensificaram as ações contra as forças de segurança nos últimos meses. O ataque do sábado foi o mais mortal deste ano.
No departamento (estado) de Arauca agem tanto as Farc quanto a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), que tem 2.500 membros.