quarta-feira, 14 de março de 2012

EVENTO- Seminário detalha Apoio de fogo conjunto nas Forças Armadas da Inglaterra
O Apoio de Fogo Conjunto nas Forças Armadas da Inglaterra foi um dos temas discutidos nesta quarta-feira (14/3) no I Seminário sobre Apoio de Fogo em Operações Conjuntas, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasília. Organizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica, o encontro reúne, até sexta-feira (16/3), cerca de 90 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. A palestra foi ministrada pelo Tenente-Coronel-Aviador Mark Jackson, da Royal Air Force (RAF).
“Acho absolutamente decisivo que troquemos experiências com todos os países, porque temos muitos anos de experiência trabalhando na área de apoio de fogo. É importante que possamos compartilhar com os países amigos as lições aprendidas até agora sobre esse tema. Espero que possamos ensinar por meio de nossos erros e que tenhamos uma ótima parceria visando o futuro”, disse o Tenente-Coronel Jackson.
O Oficial da RAF explicou que uma doutrina conjunta é o alicerce para que se fazer entender, em cada nível e posto, no campo de batalha, exemplificando como essa coordenação é vital em uma situação real. “No ano passado, asseguramos, com o emprego tanto das forças terrestres quanto aéreas, a retirada de unidades no norte do Afeganistão”, explicou o Tenente-Coronel Jackson.
No terceiro dia de seminário foram discutidas também as medidas de coordenação e controle do espaço aéreo relativas a Apoio de Fogo. No período da tarde, os participantes receberam as orientações para o início dos trabalhos de grupo. Os participantes serão divididos em três grupos (Alfa, Bravo e Charlie) que apresentarão seus resultados no último dia de evento.
objetivos
O seminário tem como objetivos estabelecer parâmetros básicos para o desenvolvimento da doutrina de Operações Conjuntas; identificar as necessidades e as limitações de integração sistêmica entre as atividades relacionadas ao Apoio de Fogo em Operações Conjuntas; disseminar e nivelar conhecimentos doutrinários relacionados ao Apoio de Fogo em Operações Conjuntas a fim de possibilitar o desenvolvimento de doutrina conjunta no âmbito das Forças; e obter subsídios para a elaboração de uma instrução provisória sobre o Apoio de Fogo em Operações Conjuntas.