quinta-feira, 15 de março de 2012

Israel responde agressão palestina com novos bombardeios
A aviação militar israelense bombardeou Gaza na madrugada desta quinta-feira (15), mas sem causar vítimas, em seu segundo ataque à faixa desde o anúncio de uma trégua, que também foi violada pelas milícias palestinas na noite desta quarta-feira (14) com o lançamento de dois foguetes ao território israelense.
Israel disse que realizou ataques contra um ponto de lançamento de foguetes no norte de Gaza e um "túnel terrorista" no sul do território palestino, e confirmou ter atingido seus alvos.
"Os ataques são uma resposta direta aos foguetes disparados contra Israel", diz a nota militar, acrescentando ainda que as milícias palestinas lançaram um foguete Grad contra a cidade de Bersheva que foi interceptado pelo sistema antimísseis Iron Dome.
Testemunhas em Gaza confirmaram que houve duas explosões de bombas lançadas por aeronaves israelenses no sul da cidade, mas sem causar vítimas.
Uma porta-voz do Exército afirmou que, desde a madrugada de quarta-feira (14), quando entrou em vigor o cessar-fogo informal estipulado com mediação egípcia entre Israel e as milícias Jihad Islâmica e os Comitês de Resistência Popular, os milicianos palestinos lançaram uma dezena de foguetes contra território israelense.
Nenhum deles provocou vítimas, assim como os dois bombardeios realizados por Israel.
A frágil trégua conseguiu estabelecer uma relativa calma após quatro dias de violência nos quais morreram 26 palestinos (cinco deles civis).
A tensão entre palestinos e israelenses começou no fim da última semana, quando Israel assassinou o secretário-geral dos Comitês da Resistência Popular, Zuhair al Qaisi, acusado de planejar um atentado desde o Sinai.