quinta-feira, 29 de março de 2012

MISSÃO DE PAZ - Pelotão de Infantaria da FAB embarca hoje (29/03) para missão da ONU no Haiti
Os 27 militares do Pelotão da Aeronáutica que vão integrar a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) embarcam hoje (29/3), às 12h30, da Base Aérea de Brasília, rumo a Porto Príncipe, capital haitiana, onde devem se incorporar ao 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 16º Contingente Brasileiro da Missão no Haiti (BRABATT 1/16).
O Pelotão da Aeronáutica é composto por militares do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR). São 15 soldados, sete cabos, quatro sargentos e um oficial. A seleção dos militares para a missão foi rigorosa. Incluiu testes de condicionamento físico, inspeção de saúde e critérios operacionais, sendo exigido dos candidatos, por exemplo, os estágios de operações especiais e de Polícia de Aeronáutica. Após a definição da equipe, iniciou-se, em julho do ano passado, a preparação do efetivo, com palestras e treinamentos desenvolvidos em conjunto com o Exército Brasileiro (EB). O Pelotão participou ainda, de um estágio operacional, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, na 3ª Brigada de Infantaria do Exército, na cidade de Cristalina (GO).
Os militares de Brasília vão integrar a Primeira Companhia de Fuzileiros de Força de Paz ao lado dos efetivos do Exército Brasileiro e do Paraguai. Conforme explica o comandante do Pelotão da Aeronáutica, Tenente de Infantaria Samuel Frank da Silva Gonçalves, várias serão as atribuições dos militares nas ruas de Porto Príncipe. “Realizaremos escolta de comboio, patrulhas a pé e motorizada, controle de distúrbios, entre outras atividades”, ressalta o oficial.
O pelotão do BINFAE-BR é o terceiro contingente de Infantaria da Aeronáutica a participar dessa missão de paz. O primeiro foi composto por militares do BINFAE-RF e de unidades de Infantaria das Bases Aéreas de Fortaleza e Natal e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, enviado ao Haiti em fevereiro de 2011. O segundo Pelotão da Aeronáutica a integrar a MINUSTAH foi formado por militares do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN).