sexta-feira, 30 de março de 2012

Sudão e Sudão do Sul sinalizam esfriar conflito, afirma ONU
29 de março de 2012 · Notícias - ONU


As tensões decorrentes de conflitos militares na região fronteiriça do Sudão com o Sudão do Sul parecem estar diminuindo de intensidade, uma vez que ambas as partes manifestaram disposição para se reunir nos próximos dias em Addis Ababa, Etiópia, para evitar uma nova erupção de violência. O anúncio foi feito na última quarta-feira (28/03) pelo porta-voz adjunto do Secretário-Geral da ONU, Eduardo del Buey, em uma entrevista coletiva na sede da ONU.
“Embora a situação exata no terreno ainda precise ser confirmada, no momento a situação parece ser de distensão”. Na terça-feira, o Conselho de Segurança expressou preocupação de que um confronto ameace reacender o conflito entre os dois países. O Conselho apelou aos governos a exercerem a máxima contenção e buscar, pacificamente, resolver as questões que alimentaram a desconfiança entre eles, incluindo diferenças sobre petróleo, a violência na região fronteiriça, a cidadania dos deslocados e a disputa sobre a área de Abyei.
“O Governo do Sudão do Sul se comprometeu a retirar suas forças para posições anteriores”, disse o porta-voz acrescentando que o Governo também concordou em participar de uma reunião do Mecanismo de Segurança e Política Comum no dia 30 de março em Addis Ababa. Já a interrupção do bombardeio ficou condicionada a retirada do Exército de Libertação do Povo do Sudão do Sul.
Eduardo del Buey observou que o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, além de expressar sua profunda preocupação com os conflitos, chamou ambos os Chefes de Estado a se reunirem como planejado em um encontro em 3 de abril.