segunda-feira, 19 de março de 2012

GUERRILHA EM RONDÔNIA?

LCP fecha ponte do rio Jaru para reivindicar anulação de reintegração de posse do assentamento Canaã
Um grupo de integrantes do movimento Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP-RO) interditaram na madrugada desta segunda-feira (19)
Um grupo de integrantes do movimento Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP-RO) interditaram na madrugada desta segunda-feira (19) a ponte sobre o rio Jaru para reivindicar a anulação do mandado de Reintegração de Posse do assentamento Canaã, no município de Ariquemes. Membros da União Nacional dos Caminhoneiros do Brasil (Unicam) também aderiram ao manifesto para protestar contra as péssimas condições da rodovia federal BR-364.

A interdição teve início por volta das 4h30 horas desta segunda e os manifestantes fizeram uma espécie de barreira de pneus nas duas cabeceiras da ponte e atearam fogo. Legumes, frutas e cereais também foram utilizados na barreira como forma de mostrar que a área onde vivem cerca de 600 pessoas de 126 famílias, e que está para ser reintegrada, é produtiva.

No início nem pedestres passavam pelo local, mas depois de conversa com o Comando da Polícia Militar, o trânsito foi interditado apenas para veículos. A Polícia Rodoviária Federal também está no local.

O motivo do manifesto seria por causa de um mandado de Reintegração de Posse expedido pelo juiz José Augusto Alves Martins da Comarca de Ariquemes que determina novo despejo para os camponeses da Área Canaã, que deveria ser cumprido nesta segunda-feira. Os manifestantes alegam que moram no local desde 2001 e que quando lá chegaram só havia plantações de cacau abandonadas e carreadores de madeireiros.

Os manifestantes alegam ainda que o Incra já teria realizado vistoria na propriedade rural e comprovado que era área improdutiva e inadimplente. Desde então os membros da LCP sofreram vários despejos, mas sempre retornando ao local, onde há residências, roças e criações variadas. Segundo eles a produção de alimentos na área é grande, sendo o maior produtor de banana de Rondônia.

Os manifestantes declararam que o manifesto vem sendo realizado de forma pacífica e que só desocupam a ponte após serem ouvidos por autoridades competentes e que estão decididos, não sairão de suas terras e estão dispostos a defendê-las até as últimas consequências e que qualquer conflito que ocorrer no local será de inteira responsabilidade do juiz de Ariquemes.