terça-feira, 13 de março de 2012

Entra em vigor o cessar-fogo entre Israel e palestinos

Cairo, 13 mar (EFE).- Um cessar-fogo entre Israel e as milícias palestinas entrou em vigor na madrugada desta terça-feira, após acordo obtido com a mediação do Egito, informou a agência de notícias estatal "Mena".
O cessar-fogo, vigente desde a 1h local (20h de segunda-feira em Brasília), tem o objetivo de "deter todas as operações de ambas as partes", precisou a agência egípcia.
Mais de 20 pessoas morreram e 70 ficaram feridas nos últimos dias, após o começo, na última sexta-feira, da maior espiral de violência na faixa palestina de Gaza e no sul de Israel desde agosto.
O Egito se encarregará de acompanhar a aplicação do acordo, após manter contatos com todas as facções palestinas e Israel, acrescentou a "Mena".
Os choques se desencadearam após Israel ter assassinado na sexta-feira passada o secretário-geral do grupo extremista Comitês da Resistência Popular (CRP), Zuhair al Qaisi, a quem acusou de planejar um atentado na fronteira entre o Sinai egípcio e seu território.
Desde então, o sul de Israel se encontra sob uma chuva de foguetes disparados desde Gaza, enquanto a aviação israelense bombardeou vários alvos dentro da faixa. EFE