sexta-feira, 30 de março de 2012

Missão da ONU estima que um milhão de sírios precisam de ajuda humanitária
29 de março de 2012 · Notícias - ONU


Pelo menos um milhão de sírios precisam de ajuda humanitária nas contas da missão realizada por oito funcionários do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) e três membros da Organização da Cooperação Islâmica (OCI).
De acordo com o grupo, as necessidades prioritárias são a proteção contra ataques, comida, assistência médica, fornecimento de roupas de cama e utensílios domésticos, além da garantias de educação. Entre os que precisam ser atendidos estão feridos, deslocados internamente e aqueles que perderam acesso a serviços essenciais ou a famílias de acolhimento.
O Vice-Ministro das Relações Exteriores da Síria permitiu que o Crescente Vermelho árabe-sírio forneça assistência a duas mil famílias deslocadas internamente. Um comboio inicial partiu na quarta-feira (28/03) levando comida, cobertores e kits de higiene para famílias que saíram de Damasco para o Distrito de Tartous. A previsão é que o comboio chegue amanhã. Outras distribuições já estão planejadas para outros locais.
UNESCO pede proteção do patrimônio cultural sírio
A Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, pediu nesta quinta-feira (29/03) pela proteção do patrimônio histórico da Síria. Segundo Bokova, relatos da mídia indicam que alguns Patrimônios Culturais da UNESCO, como a Citadeda de Madiq, já estariam danificados pelo conflito.
A Síria possui seis locais na Lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO: Damasco; Aleppo; Palmyra; Bosra Krak des Chevaliers e o Castelo de Saladin e Antigos Vilarejos do Norte da Síria