segunda-feira, 12 de março de 2012

SEMINÁRIO- Apoio de Fogo em Operações Conjuntas é tema de debate em Brasília
Sob coordenação da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou-se, nesta segunda-feira (12/3), o I Seminário sobre Apoio de Fogo em Operações Conjuntas. O evento, realizado no Prédio Anexo do Comando da Aeronáutica, em Brasília, reúne, até a próxima sexta-feira (16/3), cerca de 90 militares do Ministério da Defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica. A abertura do seminário foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo.
O apoio de fogo, prestado por meios navais, terrestres ou aéreos, tem por finalidade complementar as ações das forças de superfície, criando efeitos específicos sobre os alvos desejados. Os objetivos do seminário são estabelecer parâmetros básicos para o desenvolvimento da doutrina de Operações Conjuntas; identificar as necessidades e as limitações de integração sistêmica entre as atividades relacionadas ao Apoio de Fogo em Operações Conjuntas; disseminar e nivelar conhecimentos doutrinários relacionados ao Apoio de Fogo em Operações Conjuntas a fim de possibilitar o desenvolvimento de doutrina conjunta no âmbito das Forças; e obter subsídios para a elaboração de uma instrução provisória sobre o Apoio de Fogo em Operações Conjuntas.
Na programação do evento estão previstos debates, palestras e grupos de trabalho. Um dos pontos altos do evento será a palestra ministrada por um oficial da RAF (Royal Air Force), prevista para a quarta-feira (14/3), que discutirá o Apoio de Fogo Conjunto nas Forças Armadas da Inglaterra. No primeiro dia de evento discutiram-se temas como o apoio de fogo em operações conjuntas sob a ótica do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e apoio de fogo nas operações conjuntas/combinadas. Além disso, foram promovidos debates e apresentadas as conclusões do 1º Workshop de Apoio Aéreo Aproximado, realizado em setembro do ano passado.
“As expectativas são as melhores possíveis, uma vez que temos um número considerável de militares das três Forças inscritos. Isso é muito bom, porque nos motiva cada vez mais para o fruto dessa semana de trabalhos intensos uma vez que os subsídios colhidos serão formalizados num documento que será entregue ao Ministério da Defesa para a elaboração de um manual comum às três Forças”, explica o chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar Maximo Ballatore Holland, coordenador do grupo de planejamento e execução do seminário.
O Seminário sobre Apoio de Fogo Conjunto é organizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica. A programação completa do evento pode ser acessada no endereço eletrônico http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=operacao_emaer


Fonte: Agência Força Aérea