segunda-feira, 12 de março de 2012

Campanha de desarmamento no Sudão do Sul começa sob inspeção da ONU
12 de março de 2012 · Notícias - ONU

A Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) vai monitorar a partir de hoje (12/03) uma campanha de desarmamento civil no estado de Jonglei, Sudão do Sul.
“O porte, o uso e a proliferação ilegal de armas pela comunidade constitui uma ameaça para a paz e segurança no Sudão do Sul e aumenta a violência entre comunidades em Jonglei”, disse a chefe da UNMISS, Hilde F. Johnson.
A missão vai manter capacetes azuis e equipes de civis monitorando o desenvolvimento da campanha de desarmamento. Hilde F. Johnson ressaltou a importância do governo, das lideranças locais e forças de segurança colaborarem para respeitar os direitos humanos. “É crítico que todos os envolvidos colaborem para garantir que a estratégia seja implementada como previsto.”
Confrontos entre as comunidades Lou Nuer e Murle no final de dezembro e no início de janeiro deslocou dezenas de milhares de civis para Joglei e levou a ONU a lançar uma grande operação humanitária. Entre as atividades, estava prevista a campanha de desarmamento.