quarta-feira, 24 de junho de 2015


Americanos mandam armamento pesado para a Europa


As armas pesadas norte-americanas serão deslocadas pela primeira vez em países que aderiram à Otan e que, antes da queda do Muro de Berlim, pertenciam à esfera de influência da extinta União Soviética

23 de Junho de 2015

AGÊNCIA LUSA

Uma brigada norte-americana reúne cerca de 5 mil homens. (Divulgação)

Os Estados Unidos enviarão, pela primeira vez, armamentos pesados para os países da Europa Central e do Leste para reforçar essa área da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan), anunciou hoje (23) o secretário da Defesa americano, Ashton Carter.

“Vamos colocar temporariamente armamentos para uma brigada, incluindo veículos de combate e equipamentos associados, nos países da Europa Central e do Leste”, disse Carter, em entrevista coletiva na capital da Estônia, Tallinn.

O responsável pela Defesa dos Estados Unidos disse que o reforço militar inclui o envio de tanques, veículos blindados e equipamento de artilharia móvel para infantaria. Uma brigada norte-americana reúne cerca de 5 mil homens.

“A Estônia, assim com a Lituânia, Letônia, Bulgária, Romênia e a Polônia aceitaram acolher material suficiente para equipar entre uma companhia e um batalhão. O material vai circular na região para treinos e exercícios”, informou Carter.

As armas pesadas norte-americanas serão deslocadas pela primeira vez em países que aderiram à Otan e que, antes da queda do Muro de Berlim, pertenciam à esfera de influência da extinta União Soviética.

Os países bálticos e outros países da Europa do Leste têm revelado inquietação na sequência da anexação da Crimeia pela Rússia e dos combates na Ucrânia, onde os separatistas pró-russos contestam a autoridade do governo ucraniano no Leste do país.