sexta-feira, 12 de junho de 2015


Violência contínua em Darfur tem impacto ‘devastador’ sobre civis, diz ONU









Conflito no Sudão já causou o deslocamento de 78 mil pessoas só neste ano; relatos ainda não confirmados dão conta de outros 130 mil deslocados internamente.

 

Uma mulher monta um burro carregado com galões de água, enquanto as tropas da UNAMID da Tanzânia realizam uma patrulha de rotina no acampamento para pessoas deslocadas internamente em Khor Abeche, no sul de Darfur. Foto: UNAMID / Albert González Farran

A situação de segurança na região de Darfur, no Sudão, é muito grave, marcada por um aumento “profundamente preocupante” de ataques violentos contra as forças de paz das Nações Unidas e o pessoal humanitário, o disse o secretário-geral assistente para as operações de paz da ONU ao Conselho de Segurança nesta quarta-feira (10).

“O mais preocupante é o impacto devastador que (isso) teve em civis inocentes e os obstáculos que criou para a sua proteção e de assistência humanitária”, Edmond Mulet declarou, reportando ao Conselho “progressos muito limitados” no processo de paz.

Na verdade, ele destacou, a segunda fase da ofensiva militar do governo, “Operação Verão Decisivo”, resultou em um elevado número de novos deslocados. Pelo menos 78 mil pessoas foram deslocadas pelo conflito em Darfur neste ano, de acordo com organizações humanitárias. Além disso, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) recebeu relatos de cerca de outras 130 mil pessoas deslocadas internamente que ainda não puderam ser verificado.

Além disso, a luta entre as comunidades levou a surtos periódicos de violência, ele enfatizou, também citando conflitos por recursos como um fator agravante, assim como as tensões políticas mais amplas e as ações de numerosos grupos paramilitares e milícias, a proliferação de armas pequenas e criminalidade, e a manipulação de insegurança por parte das autoridades locais.