sexta-feira, 19 de junho de 2015


ONU divulga documento com recomendações para modernizar operações de paz


 









Resumo do relatório do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz foi entregue nesta terça-feira (16) ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que ficará encarregado de sugerir medidas concretas.

 

Integrantes indianos das forças da paz da ONU atuando em Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, em setembro de 2008. Foto: ONU

As Nações Unidas divulgaram nesta terça-feira (16) um resumo do relatório do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz, que foi entregue ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também nesta terça.

O secretário-geral nomeou o painel em outubro de 2014 para avaliar o estado atual das operações de paz da ONU e as necessidades emergentes para o futuro. O painel foi composto por 16 membros, presidido pelo ex-presidente de Timor-Leste e Prêmio Nobel, José Ramos-Horta, e teve como vice-presidente o ex-subsecretário-geral Ameerah Haq.

“Eu vou estudar as recomendações do relatório cuidadosamente e transmiti-lo à Assembleia Geral e ao Conselho de Segurança da ONU. Estou ansioso para trabalhar em estreita colaboração com os Estados-membros e outros parceiros-chave para efetivar suas valiosas propostas”, disse Ban Ki-moon.

“Eu pretendo levar este relatório à frente com o mesmo espírito de inclusão e consulta com que o Painel baseou-se ao produzi-lo. Nós iremos liderar a fase de implementação a partir do meu escritório, com a estreita participação de todos os departamentos-chave.”