sexta-feira, 19 de junho de 2015


Defesa e Forças Armadas vão adquirir alimentos da agricultura familiar


Brasília, 19/06/2015 – O Ministério da Defesa (MD), em conjunto com as Forças Armadas, vai adquirir alimentos do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016. A iniciativa do MD consta no Plano coordenando pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que será divulgado na próxima segunda-feira (22), no Palácio do Planalto, pela presidenta Dilma Rousseff.

Foto: Jorge Cardoso

Defesa abrirá nova chamada pública para adquirir alimentos da agricultura familiar

O Plano 2015/2016 teve um aumento de 20% em recursos. A participação do MD nesse processo decorre da experiência bem sucedida de gêneros alimentícios da agricultura familiar. O resultado da primeira chamada pública para aquisição, no ano passado, fez com que o Ministério da Defesa decidisse por novo processo em 2015.

A proposta do MD atenderá os restaurantes da administração central da Defesa, e ainda, de organizações militares, em Brasília, da Marinha (Hospital Naval, Comando do 7º Distrito Naval, Grupamento de Fuzileiros Navais e Estação de Rádio, Centro de Instrução e Adestramento), do Exército (Quartel General do Exército) e da Aeronáutica (Grupamento de Apoio). As associações e produtores rurais que se inscreverem vão atender uma demanda de cerca de duas toneladas, durante 12 meses, entre produtos como legumes, verduras, hortaliças, laticínios, frutas, arroz e feijão.

O edital da chamada pública deverá ser publicado na segunda quinzena de julho de 2015, devendo conter as datas de apresentação dos documentos de habilitação e da proposta de preços.

Esta modalidade de compra, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, traz resultados importantes para a economia, estimulando toda a cadeia produtiva da agricultura familiar, gerando emprego e renda.

Outro benefício é a redução de gastos, estimado em torno de 10%. A iniciativa também oferece alimentos de boa qualidade, colhidos e entregues diariamente, e sem desperdício entre a produção e o consumidor.

Existe ainda a intenção do ministério de estender a proposta para outras unidades militares distribuídas pelo país.

Em 2014, oito associações e cooperativas de produtores rurais do Distrito Federal participaram da chamada pública. Dessas, três associações foram homologadas para fornecer à Defesa 61 itens alimentícios, totalizando recursos na ordem de R$ 436 mil.

Por Alexandre Gonzaga

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa