terça-feira, 23 de junho de 2015


ONU parabeniza o anúncio de retirada de grupos armados de cidade no leste de Mali









O grupo conhecido como “Plataforma” vai retirar suas tropas da cidade de Menaka, em conformidade com os acordos para a cessação das hostilidades.

 

Tropas da ONU do contingente de Níger em patrulha em Menaka, Mali. Foto: MINUSMA / Marco Dormino

A Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) celebrou o anúncio feito quinta-feira (18) à noite pelos grupos armados da chamada “Plataforma” de retirada das suas tropas da cidade de Menaka, em conformidade com os acordos para a cessação das hostilidades.

“A MINUSMA apoia a decisão corajosa e responsável pelos movimentos da Plataforma, o que demonstra o seu empenho em promover o processo de paz para o benefício de todos os malineses”, disse o representante especial e chefe da MINUSMA, Mongi Hamdi.

Em um comunicado de imprensa, o Conselho de Segurança da ONU reiterou seu apoio ao Acordo de Paz e Reconciliação em Mali, assinado em maio passado em Bamako pelo governo e a Plataforma.

Em coordenação com as autoridades competentes, a MINUSMA também disse que vai acelerar a implementação, na localidade de Menaka, das disposições de segurança incluídos no regime. Esta medida é temporária e permanecerá em vigor até que o estabelecimento de mecanismos relevantes no âmbito do Acordo de Paz de 15 de maio de 2015 e de acordo com sua implementação