Contas de luz disparam e cresce a suspeita de fraude
Veja como saber se
o aumento se deve a furto ou perda de energia por falha na rede elétrica
Stephanie Tondo
Rio - O valor das contas de luz deu susto em muita
gente nos últimos meses. Os reajustes da energia elétrica aumentaram o custo
médio do serviço em até 42% no estado, e isso fez com que os índices de
inadimplência com empresas do setor de energia também subissem 11% nos
primeiros quatro meses do ano. Mas é preciso ficar atento para saber se o valor
cobrado está de acordo com o que foi consumido ou se o cliente paga mais do que
deve, seja por furto ou perda de energia.
O DIA recebeu denúncia
de leitor que pagou, em abril, R$ 341,21 de conta de luz. Em maio, o valor foi
de R$ 105,71. Mas este mês foi cobrada a quantia 780% maior: R$930,67. A Light
respondeu ao cliente que era preciso fazer o teste do medidor, para descartar a
possibilidade de problema interno (saiba como fazer o teste no quadro ao lado).
E recomendou procurar um eletricista, caso fosse encontrado algum problema.
Iris e o namorado Leonardo estranharam o aumento do valor da conta de
luz ocorrido no inverno, quando os ventiladores estão desligados
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O
Dia
Procurada pela reportagem, a Light informou que é
preciso verificar se há alguma fuga de energia ou se houve mudança nos hábitos
de consumo do cliente. “A simulação do consumo pode ser verificada em nosso
site, com o simulador:
www.light.com.br/para-residencias/Simuladores/consumo.aspx”, informou a
concessionária em nota. Caso haja suspeita de furto de energia, a orientação da
empresa é para que o cliente procure a polícia.
O motorista Leonardo Carvalho, 29 anos, percebeu
diferença no valor das contas de luz da Light e da Ampla. “Tenho uma casa em
Caxias, que está vazia, não vou há muito tempo, e a última conta veio cobrando
R$ 40. A concessionária é a Ampla. No Centro, onde moro, a conta da Light
chegou apenas R$ 30 mais cara, R$ 70. Sendo que uso muito mais energia
elétrica”, conta.
Namorada de Leonardo, a recepcionista Iris
Nascimento, 39, se diz desconfiada das medições de energia elétrica na sua
residência. De abril para maio, a conta de luz teve uma variação de R$ 30.
“Para minha casa, achei alto, pois não tenho gastos que justifiquem esse
aumento. Daqui a pouco vamos entrar nas estações mais quentes e aí é que me
preocupa, porque serão ventiladores e ar condicionado ligados à noite”,
desabafa.
SAIBA MAIS
TESTE DO MEDIDOR
Apague todas as lâmpadas, retire todos os
equipamentos da tomada e aguarde de 15 a 20 minutos. Se após esse tempo o
medidor continuar girando, a recomendação da Light é procurar um eletricista
particular para verificar toda a instalação interna do local. Caso não sejam
identificados problemas, o cliente pode ligar para o telefone 116 informando o
resultado do teste e com a leitura atual, para que a concessionária possa
verificar o erro.
CONSUMO
A Light orienta que o cliente observe alguns
aspectos para acompanhar o seu consumo. É importante avaliar a rede elétrica
interna da residência, ou verificar se houve mudança nos hábitos de consumo com
a aquisição de novos equipamentos eletroeletrônicos.
DÚVIDAS
A Light informou que o cliente que tiver dúvidas
pode entrar em contato pelo telefone 0800-282-0120. Já a Ampla disponibiliza o
número 0800-28 00-120. Também há canais de atendimento nos sites das
operadoras.
DICAS DE ECONOMIA
Ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê
preferência aos que possuam o Selo Procel. Desligue a TV quando ninguém estiver
usando. Evite banhos demorados e em horários de pico, das 18h às 21h. Mantenha
o filtro do ar condicionado sempre limpo.
Inadimplência está
alta nas residências
De acordo com estudo divulgado ontem pela Serasa,
nos quatro primeiros meses de 2015, houve aumento de 11% na inadimplência do
consumidor com empresas do setor de energia. Janeiro foi o período que
apresentou a maior alta: 15,7% em relação ao mesmo mês de 2014. Em seguida,
fevereiro (14,7%). Março apresentou alta de 8,5% e abril fechou com aumento de
4,5%.
Mesmo em alta, a inadimplência no setor de energia
está subindo menos que nos demais segmentos. Segundo os economistas da Serasa,
isso acontece porque, normalmente, a penalidade por falta de pagamento neste
setor gera corte de fornecimento de energia.
A Ampla informou que no dia 4 de julho fará um
feirão de parcelamento de contas com condições especiais em cinco lojas do
estado, nos municípios: Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e Teresópolis. As
demais lojas de atendimento do estado também fazem parcelamento de contas com
atraso a partir de 60 dias.
Mais de quatro milhões de consumidores residenciais
dos 31 municípios atendidos pela Light no estado passaram a pagar desde março
mais 21,06% pela tarifa. Já os 2,8 milhões de consumidores de 66 municípios
atendidos pela Ampla Energia e Serviços tiveram aumento médio de 42,19% na
conta.